sobre as minhas primeiras impressões sobre o curso de ciências econômicas.

Este ano, ingressei no curso de Ciências Econômicas. Assim que entrei, pensei em reativar o blog pra que eu pudesse compartilhar - mesmo que pra mim mesmo daqui há alguns anos - minhas experiências vividas durante os anos de graduação.
Claro que, sendo a primeira postagem com apenas dois meses de curso - e pós primeira prova, diga-se de passagem -, talvez eu não tenha propriedade pra falar sobre todo o curso, mas eu queria passar minhas primeiras impressões.
O curso, que é noturno, conta no primeiro semestre com cinco disciplinas: Contabilidade Social, Introdução à Economia, Introdução às Ciências Sociais, Matemática Financeira e Cálculo Diferencial e Integral I. Por mais que eu tivesse pesquisado sobre a estrutura curricular, a vida do profissional economista, dentre outras informações que eu julgava pertinentes na escolha da minha futura profissão, a conversa quando se chega na Universidade é outra. Quando eu estava realmente na Universidade, eu já não sabia onde eu estava pisando, visto que existem entidades que te preparam para o meio profissional, disponibilidade de professores pra que você possa conhecer o meio científico, enfim... Foi um verdadeiro choque. Como quando um amigo está na piscina gelada e grita: 'Entra, a água tá boa!'. E a gente pula.
As aulas, em principio, assustam um pouco. A experiência que temos no Ensino Médio sobre estudos não chega nem perto daquilo que temos que ralar pra conseguir alcançar durante a graduação, porque logo de cara percebe-se que uma hora e quarenta minutos é muito pouco para que o professor consiga passar todo o conteúdo. E sim, o que você aprende por livros, indicados pelos próprios professores, são de grande valia pra conseguir 'sobreviver' as aulas.
Após o susto, perdido entre princípios que um economista deve saber, contabilidade de balança de pagamentos de um país, análise de investimentos e juros compostos, procurando valores para épsilon e delta e comparando o estado de natureza segundo grandes autores, sinto que, de alguma forma muito louca, me encontrei. A Universidade nos abre portas para um mundo incrível, em que a gente tem acesso à uma grande diversidade de conhecimentos. E acreditem, tá valendo a pena cada segundo.

Comentários